Guia do Ácido Hialurônico → O que é, Para que Serve e Como Tomar

Beleza
O Ácido Hialurônico é um dos ácidos mais queridinho e popular na fabricação dos cosméticos, pois ele é responsável por hidratar a pele e amenizar as marcas e linhas de expressão. Confira!
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

O ácido hialurônico é um açúcar encontrado naturalmente em nossa pele, sua principal função é reter a água para manter os tecidos lubrificados e úmidos. Ele encontra-se presente em grande parte do corpo, como a região dos globos oculares, tecido conjuntivo e pele.

E assim como o colágeno e a elastina, o ácido hialurônico, que é produzido naturalmente pelo organismo, diminui na medida em que os nossos corpos vão envelhecendo. Por isso, o suplemento é uma excelente opção para repô-lo no organismo. 

Resumo do Ácido Hialurônico
Nome comum:
  • Ácido Hialurônico;
  • Sodium Acetylated Hyaluronate.
Auxilia em:
  • Mantém a sustentação e a hidratação da pele;
  • Evita a flacidez, linhas e sinais de expressões;
  • Deixa a pele mais viçosa e revitalizada.
Dosagens típicas:
  • 50mg.

O produto é muito requisitado, principalmente por mulheres, por ser ótimo em fazer as rugas do rosto desaparecerem, além de mantê-la hidratada. Dessa forma, ele pode ser usado para preenchimentos faciais e diminuir a flacidez da pele.

Esse composto possui diversos usos. Muitas pessoas tomam como suplemento, mas também encontra-se presente em colírios, soros tópicos e injeções.

O que é?

O Ácido Hialurônico é conhecido como um provedor da beleza da pele. Seu reconhecimento está ligado, principalmente, ao fato de conseguir trazer de volta a elasticidade e jovialidade do rosto.

O seu mecanismo de ação agrada as pessoas, preferencialmente, às mulheres, uma vez que tem a capacidade de atuar no desaparecimento de rugas, manchas causadas pela idade e exposição do dia a dia, e diminuir marcas de expressão.

A sua presença é importante para o organismo, pois ajuda na produção de colágeno, importante proteína para o bem-estar da pele, além de regenerar os tecidos e células, para que esses estejam na sua forma natural.

A sua forma de aplicação também é o que chama a atenção, pois, além de ser acessível, é fácil para o uso diário.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Quem amamenta pode tomar?

Para lactantes e gestantes, o médico deverá ser consultado.

 

2
Possui efeitos colaterais?

Não há efeito colateral no consumo de ácido hialurônico em cápsulas.

 

3
Gestantes podem tomar?

Por se tratar de um organismo sensível, deve-se consultar um profissional da saúde.

 

4
Este suplemento é bom para os cabelos?

Os efeitos no cabelo são menores. Os resultados mais visíveis aparecem, certamente, na pele.

 

5
Onde comprar?

Atualmente, existem muitos lugares onde é possível encontrar o Ácido Hialurônico para vendas, alguns dos lugares mais populares são: Boticario, Botik e Mary Kay.

Porém, os efeitos mais precisos apareceram quando utilizaram o da DrogaRio. Ela conta com preços imperdíveis e garantia de qualidade.

 

6
Qual a melhor marca?

Muitas marcas apresentam eficiência para este produto na pele, sem contar que existem duas formas de uso, o uso tópico e o uso interno. O primeiro é em formato de sérum e o segundo em forma de cápsulas.

Algumas marcas conhecidas são: 

  • Kiss;
  • Kriya;
  • Loreal;
  • Elseve;
  • Ordinary;
  • Rennova;
  • La Roche;
  • Revitalize.

Mas, na DrogaRio é encontrado em forma de cápsulas, que é considerado o melhor jeito para uso. Além disso, ela oferece comprovação de eficiência, validando a compra do cliente e trazendo resultados incríveis.

 

7
Há contraindicações?

Por se tratar de um produto para a pele, não há evidências de contraindicações. Mas sempre ressaltamos que, pessoas alérgicas a algum componente e crianças não são indicadas a usar esse produto.

 

8
Tira manchas de melasma?

O melasma é como são conhecidas as manchas escuras que aparecem na pele, principalmente, no rosto.

O ácido hialurônico tem ação contra as manchas, entretanto, no caso do melasma, ainda não foi totalmente comprovado que regenere a pele após a proliferação dessas manchas.

 

9
Queima a pele?

Não, esse produto tem, como principal objetivo, ajudar no tratamento da pele, promovendo mais firmeza e hidratação, sendo assim, não queima e não causa outros prejuízos.

 

10
É bom para estrias e olheiras?

Esse ácido age sim a favor das estrias e olheiras. Nas olheiras, atua para promover a diminuição delas, uma vez que preenche a pele para que as olheiras não apareçam. 

No caso das estrias, é por conta da sua capacidade de produção do colágeno, que é importante para manter a saúde da pele e promover mais elasticidade.

Para que serve?

Como já citado, o suplemento ácido hialurônico é utilizado principalmente por mulheres, pois reduz o aparecimento de rugas. Isso ocorre porque o composto ajuda a aumentar a umidade da pele mantendo-a hidratada.

Ele também desempenha um papel fundamental na cicatrização de feridas, além de regular os níveis de inflamação e ter propriedades antibacterianas, ajudando a reduzir o risco de infecção em feridas abertas.

O ácido hialurônico também encontra-se presente nas articulações que quando estão lubrificadas, os ossos têm menos probabilidade de ranger uns contra os outros e causar dor.

Essa ação que acontece é necessária, pois com o passar do tempo, a quantidade desse ácido no organismo vai diminuindo, o que causa problemas na junção dos ossos, como as inflamações.

Para essa finalidade o ácido é aplicado como forma de injeção, ela é aplicada dentro do local onde a dor está incomodando, assim, a pessoa começa a sentir um alívio instantâneo da dor.

Foi comprovado que fazer o uso desse suplemento durante dois meses, pode sentir uma melhora significativa nas dores, principalmente pessoas que sofrem de osteoartrite, artrite, artrose e entre outros.

Como tomar?

O ácido hialurônico tem um excelente poder anti-envelhecimento, que repara os tecidos e mantém a elasticidade da pele. Este produto também retarda o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Antes de começar a fazer o uso do produto, fique atento as recomendações das dosagens:

  1. Para cicatrização: tomar 1 cápsula de 100mg por dia;
  2. Para aliviar dores articulares: tomar 2 cápsulas de 100mg por dia.
  3. Para melhorar a pele: tomar 2 cápsulas de 80mg por dia, uma ao acordar e outra antes de dormir.

Para mulheres grávidas, lactantes e crianças, antes de fazer o uso consulte um médico para melhores informações.

Em caso de reações adversas, suspenda o uso do suplemento e procure um profissional da saúde para melhores orientações.

Possíveis combinações

Muitas pessoas ficam em dúvidas sobre poder usar outras substâncias junto com o ácido hialurônico. Ele pode sim ser combinado, mas é preciso tomar cuidado com as reações adversas.

Uma das combinações mais conhecidas é com a vitamina C. Isso é possível porque ela também é importante para a produção de colágeno na pele, tornando-a essencial para o tratamento de mais firmeza, hidratação e jovialidade da pele.

Além disso, essa vitamina é conhecida por ajudar no aumento da imunidade, ou seja, ela auxilia na eliminação dos agentes invasores do organismo como, fungos, bactérias e germes.

Devido a essa propriedade, juntamente com o ácido hialurônico atua como antioxidante para o corpo, tanto internamente como externamente, retardando o envelhecimento das células.

Sendo assim, trazem muitos benefícios para a saúde da pele, a mantendo saudável em todo o tempo.

Benefícios

Existem inúmeros benefícios no consumo deste produto, dentre eles, podemos destacar alguns que são:

#1
Ameniza marcas e linhas de expressão

Juntamente com a elastina e o colágeno, o ácido hialurônico é responsável pela sustentação da pele. Ele diminui a profundidade das linhas de expressão e das rugas na pele.

O produto preenche os espaços entre as células, auxiliando no preenchimento dos sinais de expressão, como as rugas. O que deixa a pele com uma textura mais uniforme e balanceada.

Além disso, para quem tem cicatrizes atróficas (marcas de acnes) que ficam na pele, com o uso do ácido hialurônico essas marcas e manchas podem sumir ou ficarem mais fracas, isso depende de quão marcada está.

#2
Melhora a hidratação da pele

A ação umectante deste produto na pele a impede de perder água, melhorando sua retenção de líquidos. Com essa maior retenção de líquidos, a pele fica mais hidratada.

A reposição do ácido hialurônico na pele ajuda na retenção de líquidos. A pele é agredida o tempo todo por meio de fatores externos que a fazem perder água, como banhos muito quentes, raios UV e mudanças climáticas.

Quando há uma reposição do ácido hialurônico no organismo, há também uma melhora na hidratação. É sempre bom ter uma pele hidratada, até porque, a hidratação recupera a firmeza e elasticidade da pele, deixando-a mais jovem e macia.

#3
Mantém a saúde ocular

O ácido hialurônico pode ser encontrado nas córneas, no humor vítreo e na esclera, e ele está sendo muito utilizado como uma substância viscoelástica em cirurgias oftalmológicas, principalmente na extração de catarata.

Este produto é utilizado em cirurgias oftalmológicas com o propósito de proteger o endotélio corneal, além de manter o espaço intraocular durante processo, para que haja a realização das manobras necessárias na cirurgia.

Uma substância viscoelástica é uma solução aquosa que é composta por cadeias de polímeros naturais.

Por isso, essa substância na maioria das vezes é usada em procedimentos oftalmológicos, pois tem como objetivo proteger o endotélio corneano durante a cirurgia.

Antes e depois

Veja a seguir, a Fernanda Machado que começou a fazer tratamento com o ácido hialurônico para a pele e comprovou os benefícios relatados acima.

“Eu sempre tive algumas manchas na pele, mas com o tempo, isso começou a me incomodar, pois estava aparecendo cada vez mais, e nem sempre eu queria ficar passando maquiagem para escondê-las.

Uma amiga minha disse que estava usando esse ácido para ajudar ela também na saúde da pele e me recomendou, pois ele não causa nenhum efeito colateral. Então, eu comprei as cápsulas e iniciei o tratamento.

Na primeira semana, eu não estava tendo resultados ainda, mas já sentia a minha pele mais hidratada e firme.

Depois de um mês usando esse produto, fiquei surpreendida com os resultados, pois ele diminuiu as manchas da minha pele, trouxe de volta a sensação de limpeza e hidratação, além de mais elasticidade.

Eu amei os resultados e indico para todas as pessoas que, assim como eu, querem aumentar a autoestima.”

               ANTES X DEPOIS