Guia do Ácido Alfa Lipóico → O que é, Para que Serve e Dosagens

Nutrição e bem-estar
O Ácido Alfa Lipóico é utilizado em todo o mundo para aumentar a qualidade de vida e bem estar. Um de seus usos mais comuns é para combater condições crônicas como diabetes, hipertensão e colesterol alto.
Manuela Jobst
Manuela Jobst Nutricionista Clínica

É encontrado em todas as células do organismo. Por ser solúvel em água e gordura, ele consegue acessar todas as células, neutralizando os radicais livres.

Ele é considerado um poderoso agente antioxidante por conta de ser um composto orgânico, ou seja, pode ser considerado um suplemento alimentar natural.

O ácido alfa lipóico também atua na renovação de outros antioxidantes, principalmente a vitamina E e C, aumentando assim a sua eficácia. Também participa em determinadas reações químicas necessárias para fornecer energia às células.

Resumo do Ácido Alfa Lipóico
Nome comum:
  • Ácido Alfa Lipóico;
  • ALA.
Auxilia em:
Dosagens típicas:
  • 300mg;
  • 600mg.

Este ácido está se tornando conhecido devido a sua ação na proteção do organismo contra doenças degenerativas e outras, como doença de lyme, herpes zóster, que está relacionada com diabetes e doença hepáticas, como o câncer pancreático metastático. Assim, garante mais qualidade de vida.

Sem contar que, o seu perfil lipídico ajuda na produção e equilíbrio de nutrientes e vitaminas necessárias para manter o funcionamento do organismo.

Veja a seguir para que serve, seus principais benefícios e como tomar corretamente.

Perguntas e Respostas

Separei também as perguntas mais frequentes sobre o produto. Confira:

1
Possui bula?

O Ácido Alfa Lipóico é um suplemento nutricional, ou seja, não é necessário o envio da bula. Porém, você pode encontrar todas as informações deste produto nesse mesmo artigo.

2
Tem efeitos colaterais?

Sim. O uso em excesso do suplemento pode causar dores de cabeça, formigamentos no corpo, câimbras e baixas taxas de açúcar no sangue.

3
Auxilia contra o câncer?

Estudos recentes têm demonstrado que a ação ALA pode ajudar a reduzir o crescimento de células cancerígenas sem prejudicar as células saudáveis. Tudo isso por conta do seu efeito sobre a metástase, que bloqueia e impede a invasão e propagação das células tumorais.

4
Ajuda a diminuir a azia?

Não, muito pelo contrário, o uso do ALA no começo pode causar um pouco de azia. Porém, se o quadro persistir ou aumentar, suspenda o uso do suplemento e procure por orientações médicas.

Para que serve?

O ácido alfa lipóico é indicado no tratamento de neuropatias, ou seja, dores de origem nervosas nos pés, pernas e mãos.

Também serve para tratar problemas de acúmulo de placas de gordura na parede das artérias (arteriosclerose) e para ajudar a cicatrização do músculo cardíaco após um infarto.

Outro fato positivo relacionado a retirada desse acúmulo de gordura, diz respeito a disfunção endotelial, isto é, quando as artérias se contraem tanto ao ponto de nada conseguir passar, acarretando doenças cardiovasculares.

Dessa maneira, ajuda na preservação do coração contra doenças cardíacas, pois também diminui o nível de colesterol do sangue.

Ainda mais, equilibra a pressão arterial alta, isto porque tem a capacidade de dilatar os vasos sanguíneos, promovendo uma maior circulação do oxigênio entre os vasos e, consequentemente, diminuindo a pressão alta, o que garante uma proteção para o coração.

Outrossim, ainda ajuda pessoas que são diagnosticadas com diabetes, pois diminui o nível de açúcar no organismo, podendo também, prevenir o organismo contra os danos causados por essa doença e, ajudando na síndrome metabólica, que está presente em pessoas com diabetes.

Outro de seus benefícios está ligado com a prevenção de insuficiência renal, este fato está ligado com a sua ação como agente anti-inflamatório e antioxidante, pois ajuda a retirar o estresse oxidativo que causa essa doença e ainda protege os rins de possíveis inflamações.

Tem a função de favorecer o bom metabolismo do açúcar no sangue, prevenir os danos às células e diminuir a inflamação crônica.

Como funciona?

Um dos principais lugares de atuação desse ácido, acontece nas mitocôndrias, uma vez que ele as protege de danos causados por agentes invasivos que trazem malefícios para a saúde.

O ácido alfa lipóico pode ajudar no tratamento de doenças como o Alzheimer, isso porque age protegendo as células cerebrais de possíveis danos causados pelo envelhecimento precoce de célula necessária para manter o bom funcionamento do cérebro.

Ou seja, atua como um excelente antioxidante, já que auxilia na prevenção de doenças causadas por radicais livres.

Além disso, o acido alfa lipoico atua como um potente produtor de vitaminas C e outros nutrientes que estão em baixos níveis no organismo, ajudando a prevenir lesões em células dentro do corpo.

Segundo pesquisas, esse ácido ainda pode ajudar no melhoramento da pele, isto é, a deixando mais jovem e hidratada. Esse benefício acontece em virtude do seu combate contra os danos oxidativos.

Dessa forma, ajuda a prevenir o envelhecimento precoce tanto das células internas do organismo, como as externas.

Como tomar?

Sempre antes de tomar qualquer suplemento, recomenda-se consultar um médico para indicar a dosagem adequada.

No caso do ácido alfa lipóico, dependendo dos objetivos, a dosagem vai variar de acordo com os objetivos, que incluem:

  1. Perda de peso: recomenda-se uma dose diária de 1800 mg, durante 3 meses, juntamente com uma dieta hipocalórica e prática de exercícios;
  2. Tratamento de neuropatia: dose de pelo menos 600 mg, por um período superior a 3 meses.

Qualquer outra condição, converse com seu médico. E assim, poderá aproveitar todos os benefícios desse suplemento sem causar nenhum perigo à sua saúde.

Efeitos colaterais e contraindicações

Como já dito anteriormente, o uso desse suplemento pode sim trazer alguns efeitos colaterais. Por outro lado, eles não são tão invasivos assim.

Entretanto, sempre recomendamos que o seu uso não seja excessivo, isto para que não ocorra o efeito reverso do que as pessoas esperam. É importante seguir corretamente a indicação do profissional da área para o seu uso.

Quando falamos em contraindicações, ele apresenta algumas.

Por exemplo, mulheres grávidas, que estejam amamentando, pessoas que fazem uso de remédios para o tratamento de tireoide e quem já apresenta baixos níveis de açúcar no sangue, devem se consultar antes de começar o uso, pois não é recomendado.

Benefícios

A lista de benefícios do ácido alfa lipóico é longa, mas podemos destacar quatro principais:

#1
Auxilia na perda de peso

Para obter os efeitos do ALA na perda de peso, é preciso manter uma dieta com poucas calorias e a prática de exercícios regulares.

Manter o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue é o primeiro passo para controlar o peso, favorecer a sensibilidade à insulina, reduzir o estresse oxidativo e, consequentemente reduzir os riscos de diabetes tipo 2.

Um estudo feito com 77 mulheres que apresentavam sobrepeso ou obesidade, e fizeram uso do suplemento durante 10 semanas, juntamente com uma dieta hipocalórica, mostrou uma perda de peso significativa.

O ácido alfa lipoico transforma a glicose do organismo em fonte de energia para o mesmo. Em virtude disso, ao mesmo tempo que não permite que o açúcar se acumule, também ajuda no processo de emagrecimento.

Com essa ação, impede que o organismo transforme o açúcar dos alimentos em gordura acumulada, favorecendo o controle do peso corporal.

 

#2
Ajuda contra o Alzheimer

O envelhecimento do sistema nervoso, de simples perdas de memórias a doenças mais incapacitantes, parece resultar em grande parte da oxidação celular.

Nesse caso, o ácido alfa lipóico tem uma propriedade neuroprotetora, que pode ajudar a combater o mal de Alzheimer.

Sua vantagem reside no fato de que atravessa facilmente a barreira hemato-encefálica e assim, é capaz de efetuar plenamente seu poder antioxidante ao nível das células cerebrais.

Por conta dos seus efeitos antioxidantes, o ácido lipóico pode ajudar na neutralização dos radicais livres, isso ajuda a proteger todos os sistemas e neurônios, pois previne possíveis danos causados dentro do cérebro.

 

#3
Propriedades antioxidantes

O organismo é submetido diariamente a agressões como poluição, uma alimentação inadequada ou mesmo o estresse, que afetam a saúde das células, onde os radicais livres induzidos pelo estresse oxidativo acabam aumentando o risco de várias doenças.

O ácido alfa lipóico é um poderoso antioxidante porque neutraliza os radicais livres, prevenindo seu efeito tóxico, e aumentando os níveis de várias vitaminas no organismo, por exemplo, a vitamina C.

Essa sinergia permite assim proteger a membrana das células e de combater o estresse oxidativo, ajudando contra o diabetes ou mesmo doenças neurodegenerativas.

 

#4
Ajuda no desempenho físico

Esse suplemento surpreende a todos quanto a esse benefício, mas essa melhora acontece por conta da sua ação antioxidante.

Pessoas que praticam atividades físicas costumam apresentar um desgaste físico maior, além disso, elas são mais expostas ao estresse oxidativo causado pelo esforço. Nesses casos, o envelhecimento precoce acontece mais rapidamente nessas pessoas.

Quando elas começam a fazer uso deste suplemento, percebem uma melhora durante os exercícios físicos, pois ele ajuda a prevenir o organismo de danos e ainda fortalece os tecidos do corpo responsáveis por garantir um bom desempenho.

Dessa forma, sua ação em pessoas que estão acostumadas a treinar todos os dias, é eficaz e satisfatória.

Depoimentos

A seguir, veremos alguns relatos de pessoas que começaram a fazer uso do ácido alfa lipóico e garantem o seu bom funcionamento.

Amanda Marques
Rio de Janeiro, RJ
Moro no Rio de Janeiro, RJ e algumas amigas da academia começaram a usar esse suplemento para ajudar a perder peso, pois só com os exercícios não estavam conseguindo. Elas me recomendaram e eu comecei a usar. Depois de 1 mês de uso, eu já estava sentindo a diferença. Minhas roupas estavam mais largas e meu desempenho nos treinos estava muito melhor. Já estou quase chegando ao peso que tanto busquei. Super recomendo para quem deseja perder peso.
Lucca Vieira
Pará, PA
Eu estava em busca de um suplemento que ajudasse a melhorar o meu desempenho nos treinos físicos, mas não tinha achado nenhum que tivesse os benefícios que eu procurava. Comentei com o meu personal e ele me indicou esse. Fiz a compra em um site que já faço outras compras e consegui uma promoção que não cobrava juros. Comecei a tomar e nas primeiras semanas já me senti mais disposto e menos cansado depois dos treinos, sem contar que meu desempenho nos exercícios melhoraram. Indico para todos os meus amigos que treinam junto comigo na academia.
Cristina Ferreira
Rio Grande do Sul, RS
Quando eu comprei o ácido alfa lipóico o meu pai estava começando alguns problemas com esquecimento, o médico disse que tinha haver com a idade também. Ele disse para mim e minha família que poderíamos procurar por algo natural. Depois que achamos, ele autorizou para uso do meu pai. Meu pai passou a esquecer menos das coisas e a memória dele começou a melhorar cada vez mais. Os exames médicos mostraram uma melhora significativa nas células do cérebro e até o médico se surpreendeu com isso. Meu pai já parou com o tratamento, mas fala até hoje dos benefícios que trouxe.
João Bernardes
Distrito Federal, DF
Um dia eu estava pesquisando alguns produtos na internet e este me chamou a atenção. Tanto pelos benefícios para perda de peso e desempenho físico, como as condições de compra. Adicionei no meu carrinho e depois paguei à vista pela compra. Recebi um e-mail dizendo que estava chegando na minha casa e quando chegou, já comecei a usar. Este suplemento, junto com uma boa alimentação e exercícios físicos que eu já tinha o costume, me ajudaram muito a perder peso. Na academia onde eu treino, a maioria das pessoas buscaram por ele também. Realmente, é muito bom.

Conclusão

Com os fatos apresentados, fica nítido os benefícios que esse ácido traz para todo o organismo. Porém, quando as pessoas não têm a quantidade suficiente deles no corpo, os problemas podem aparecer com mais frequência.

Alguns alimentos são ricos em ácido alfa lipóico, como a carne vermelha, brócolis e ervilha. Mas, nem sempre apenas a ingestão desses alimentos vai ajudar a melhorar o déficit dessa substância. Nesses casos, é necessário o uso de suplementos em cápsulas, para que a produção dele ocorra normalmente.

Diante disso, os benefícios trazidos por esse suplemento ajudam na preservação de todo o organismo, fazendo com que o mesmo tenha a sua saúde mantida e melhorada em alguns casos.

Portanto, ele se torna um grande aliado para pessoas que buscam melhorar a saúde do cérebro, do coração, do fígado, dos rins e aqueles que desejam controlar os níveis de colesterol e diabetes.

Ainda por cima, garante uma perda de peso saudável e eficaz para quem busca por isso, uma vez que não permite que a gordura fique acumulada no organismo.