Metodologias e Abordagens de Desenvolvimento Integral para o Desenvolvimento Integrado.

Publicado em 24 de abril de 2013 por Equipe Sociedade Global

Os paradigmas da sustentabilidade e da justiça social requerem uma transformação cultural integral em indivíduos e organizações para que possamos avançar para uma sociedade mais justa, sustentável e pacífica. Essa transformação demanda cada vez mais abordagens sistêmicas, holísticas e integradas sendo adotadas como estratégias de desenvolvimento.

 Por Diego H. S. Baptista*

 

A Sociedade Global tem como propósito o desenvolvimento de capacidades para novos modelos de governança e desenvolvimento no local e no global. Compreendendo a importância da formação das novas gerações de cidadãos e profissionais neste desafio, a organização desenhou o Programa Jovens Profissionais do Desenvolvimento.

Sua abordagem metodológica se propõe a fortalecer valores universais, potencializar competências técnicas e humanas e elevar integralmente níveis de consciência individuais e coletivos de jovens que buscam um novo sentido de vida e carreira, aliando satisfação pessoal, realização profissional e contribuição com a sociedade.

Macro competências chaves foram elencadas: Cidadania Global, Gestão Estratégica, Liderança Sustentável, Empreendedorismo Social e Diplomacia Multisetorial – com base nas principais competências privilegiadas internacionalmente na formação de lideranças integrais para uma cidadania global. A avaliação dessas competências conta com indicadores de comportamentos distribuídos em diferentes níveis.

Os níveis de evolução da consciência baseiam-se nas metodologias da Espiral Dinâmica de Ken Wilber; nos Sete Níveis de Consciência para transformação cultural, de Richard Barrett, que propõe globalmente uma mudança de paradigma na liderança partindo do interesse individual e organizacional para o bem comum; apoiada pela teoria da maturidade nos estilos de liderança de Suzanne Cook-Greuter e nos estudos sobre liderança integral de Barrett Brown. São sete níveis de consciência e aproximadamente sete meses de programa. A cada nível determinados conteúdos, competências, valores e desafios são trabalhados. Cada “passagem de nível” marca o domínio dos tópicos, a superação dos desafios e a internalização do MindSet  do mês.

Assessment, Coaching e Mentoring - A partir da prévia avaliação de competências (Assessment) e identificação dos Valores Pessoais em seus respectivos níveis, é possível compreender o momento, grau de consciência e o potencial atual de cada jovem. Este é um primeiro passo para o seu desenvolvimento ao longo do programa, acompanhado pelo processo de Coaching a nível individual e, para desafios técnicos, através de encontros com Mentores atuantes no mercado em diversas áreas e organizações do setor público, privado e social.

Ambiente de Aprendizagem – Como estratégias de aprendizagem são utilizadas facilitações de grupo, que proporcionam práticas vivenciais adequadas a cada nível de profundidade. Com a presença de mentores e facilitadores promove-se uma comunidade de prática em desenvolvimento. Além disso, os jovens são alocados em módulos de trainee social nas áreas da Sociedade Global, onde são desafiados a trabalhos práticos em equipe, pesquisas e analises da realidade local, captação de recursos, elaboração de ferramentas de gestão, desenvolvimento de soluções sociais, exercícios de cidadania e democracia, visitas de campo, mobilizações e campanhas, imersão em comunidades, entre outros. As atividades são acompanhadas constantemente pelos coordenadores, mentores e coaches, mas sempre enfatizando princípios da autogestão e do empoderamento dos participantes como exercício do desenvolvimento de suas capacidades.

Impactos Imediatos - Ao final têm-se a formação integral dos jovens, que desenvolveram suas capacidades para serem líderes de si mesmos, liderem de equipes e aptos a assumir papéis de liderança social.  Agentes do desenvolvimento integrado, quando indivíduos foram emancipados, a organização foi fortalecida e a sociedade teve problemas solucionados de forma sustentável e integrada em todas as suas dimensões.

Impactos de longo prazo – Reconhecemos como desenvolvimento sustentável local e integrado, aquele que direciona abordagens complementares e sistêmicas para a solução de problemas locais trabalhando as dimensões sociais, econômicas, culturais, políticas, ambientais, geográficas, territoriais e jurídicas como um todo transversal a partir dos ativos e recursos locais disponíveis reconhecendo a natureza local específica.

Projeto coletivo e projetos individuais são os resultados finais de impacto social, contribuindo efetivamente para as estratégias de Desenvolvimento Local e na Governança Democrática da localidade onde o Programa acontece.

Relacionamos diretamente que as estratégias de desenvolvimento local colaboram para o enfrentamento dos desafios globais à humanidade e que a replicabilidade dessas capacidades em diversos locais poderá atingir a escala global necessária para a transformação sistêmica. Da mesma forma, a atuação direta global pode revelar importantes avanços nas condições favoráveis para atores locais desempenharem suas ações de desenvolvimento.

Assim percebemos que abordagens integrais e integradas visam impactos sistêmicos de longo prazo e sustentados, pois tratam a complexidade dos desafios de desenvolvimento humano, organizacional e social de forma profunda e perene, apresentando maior efetividade em seus resultados.

Teoria da Mudança – Acreditamos que quanto mais indivíduos capacitados e organizações responsáveis, mais teremos governos efetivos nos níveis municipais, estaduais, nacionais, regionais e internacionais. Quanto mais jovens profissionais, cidadãos globais, líderes e empreendedores tivermos espalhados pelo sistema, maior alcance e impacto para mudanças de paradigmas.

Pensar, sentir e agir, localmente e globalmente! Equilibrar o físico, mental, emocional e espiritual! Organizar de forma orgânica e integral! Compreender processos de cima e de baixo para integrar! Atingir o todo e as partes de forma sistêmica e holística! Valorizar o interno e o externo! E assim garantir a sobrevivência e estabilidade, o domínio e a excelência, o significado e propósito, a transformação e inovação, a coesão interior e exterior, e a consciência edificada para fazer a diferença e servir à humanidade.

*Fundador e Secretário Geral da Sociedade Global

Compartilhe este post nas redes sociais

Nenhum comentário

Deixe o seu comentário!

Você está logado(a) como . Sair desta conta »

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current day month ye@r *