Dois projetos inspiradores de participação social: Curitiba 2035 e Três Lagoas

Publicado em 9 de agosto de 2017 por Equipe Sociedade Global

Não é novidade que enfrentamos desafios do fenômeno da urbanização como excesso de veículos, maior índice de violência, problemas sociais e ambientais. Isso está relacionado ao fato de que metade da população mundial vive em áreas urbanas. Mas você sabia que esse número vai aumentar de maneira exponencial? Segundo o estudo “World Urbanization Prospects” (2014), realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), 70% dos habitantes do planeta estarão vivendo nas cidades em um futuro próximo. É um pouco assustador, não é? Porém é importante lembrar que as adversidades não estão no crescimento populacional e sim em como podemos fomentar o bem viver em coletivo.

Pensando nesse futuro que nós, da Sociedade Global, estamos atuando em duas iniciativas de participação cidadã alinhadas às agendas sustentáveis dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Conheça dois projetos dos quais temos muito orgulho de participar: Curitiba 2035 e Três Lagoas Sustentável.

Projeto Curitiba 2035: qual Curitiba você sonha para o futuro?

O Curitiba 2035 tem como objetivo elaborar diretrizes de longo prazo que nortearão as políticas de desenvolvimento da nossa capital nos próximos 20 anos. Em parceria com especialistas e outras organizações da sociedade civil, nós formulamos um modelo de governança a partir de temas prioritários como: governança, cidade em rede, cidade do conhecimento, transporte e mobilidade, meio ambiente e biodiversidade, saúde e bem estar e, por último, coexistência em uma cidade Global. Objetivo disso tudo é que a sociedade civil consiga participar de decisões importantes da cidade que geralmente são delegadas apenas às autoridades.

Curitiba

Projeto Três Lagoas Sustentável: articular parcerias e recursos de forma transparente

Atuando com consultoria do programa de apoio a gestão pública do Instituto Votorantim em parceria com o BNDES, Fibria e O Instituto Arapyaú, o projeto Três Lagoas Sustentável, realizado no município de Três Lagoas em Mato Grosso do Sul, nós incentivamos a prefeitura a implantar  melhorias na cidade a partir de projetos de modernização de gestão pública e ordenamento territorial. Isso tudo deve ser feito articulando parcerias  e recursos de forma transparente. É uma maneira de colocar em prática o pedido da população por transparência, participação e coerência nas decisões públicas.

219-tres-lagoas

Quer conhecer pouco mais sobre as duas iniciativas? O Instituto Arapyaú e o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (GVces) realizaram o estudo “Construindo a participação em agendas para cidades sustentáveis”, que mostra de forma detalhada a análise de cada projeto. Afinal, é com boas ideias que podemos cocriar juntos uma sociedade muito mais engajada, sustentável e democrática!

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*