Ecocity World Summit 2017: como fazer Curitiba voltar a ser uma cidade modelo?

Publicado em 20 de julho de 2017 por Equipe Sociedade Global

 

O fato de que Curitiba já foi considerada modelo de urbanismo todos sabem. Mas você, curitibano que enfrenta o trânsito e a falta de estrutura dos serviços públicos diariamente, provavelmente já deve ter percebido que a realidade é diferente. Para investigar o que é uma eco-cidade e refletir sobre os próximos passos para mudar Curitiba, aconteceu, em julho, uma série de eventos em Curitiba relacionados ao Ecocity World Summit. Desde 1990, essa conferência é realizada mundialmente. Inclusive Curitiba já foi sede do evento em 2000.

 

Ecocity Curitiba 2017
Nós, da Sociedade Global, tivemos os prazer de organizar o workshop “Facilitando a Transição” durante o Curitiba Ecocity de 2017. Afinal facilitar e conhecer quem também está facilitando para conectar todos em prol de um projeto para o bem-comum é uma das nossas especialidades! Questões como “qual a transição que estamos buscando em Curitiba”, “como integrar atores para dialogar e colaborar” e “qual é o papel do facilitador e da facilitação nessa transição” foram abordados em uma roda de conversa facilitada pelo Diego Baptista.

 

Ecocity Curitiba
De acordo com Diego, o movimento das Casas Abertas, a Semana da Economia Colaborativa e a proposta de revisão do Plano Diretor são tentativas de resgatar uma cidade mais sustentável e participativa. Porém ainda existe uma lacuna democrática na qual grupos de cunho mais conservador não oferecem espaço aos grupos das periferias. O Mobiliza Curitiba, por exemplo, mobilizou vários segmentos sociais de defesa do direito à cidade, e teria o potencial de gerar mais integração e mudanças urbanas na cidade se as mobilizações ampliassem. As startups também estão no mesmo caminho: são fortes oportunidades de mercado e ainda podem assumir mais o papel de criar produtos e serviços que de fato impactam na realidade da cidade. É preciso perceber que há todos esses movimentos acontecendo na cidade, uni-los com um propósito maior e juntos buscarmos uma cidade mais humana e sustentável.

 

Ecocity Curitiba

 

Ecocity Curitiba

 

Um dos nossos desafios, segundo Diego, é integrar todos os grupos e construir processos mais democráticos e participativos. Durante a oficina, essas reflexões borbulharam. E você, também concorda que todos fazemos parte igualmente e democraticamente das soluções para nossa cidade?

 

Ecocity Curitiba

 

Tags:,

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>