As lutas por um mundo mais sustentável

Publicado em 15 de março de 2017 por Equipe Sociedade Global

Você acha que as lutas pelo meio ambiente são de hoje?

As preocupações ambientais são uma tendência mundial e provam que vivemos em uma época de transição. Esses movimentos começaram no século 18, quando a revolução industrial intensificou a relação negativa entre homem e natureza. E acredite, a vontade que muitas pessoas possuem  de largar tudo e morar no campo não é de hoje. No século 19 os poetas românticos já exaltavam as belezas da natureza enquanto escritores como Henry David Threau exaltavam o retorno à vida simples. Mas o movimento ambientalista começou a se organizar depois dos bombardeios nucleares que ocorreram durante a Segunda Guerra Mundial. Desde lá, muita coisa aconteceu. Acompanhe alguns fatos que marcaram essa trajetória:

1962: publicação de “A Primavera Silenciosa”, de Rachel Carson. O livro da cientista norte-americana alertou sobre o uso agrícola de pesticidas químicos sintéticos. Ou seja: quando alguém quiser afirmar o lado positivo do uso de pesticidas químicos, você pode dizer: “essa discussão é tão 1962…!”

livro

1966: as pessoas observaram a primeira vista da Terra fotografada por uma sonda a partir da Lua. A foto foi transmitida para a Terra pelo ‘Lunar Orbiter I’ e recebida na estação de rastreamento NASA, em Robledo de Chavela, perto de Madrid, na Espanha. Em 1968 surgiu a primeira fotografia colorida da Terra feita pela tripulação da Apollo 8.  Essa foto foi um marco para a sociedade e para os ambientalistas.

Earthrise

1972: a ONU convocou a I Conferência das Nações Unidas sobre o Ambiente Humano, em Estocolmo, Suécia. Nessa conferência o pensamento de que o meio ambiente era uma fonte inesgotável foi modificado e problemas como secas de rios, ilhas de calor e efeito da inversão térmica tornaram-se um alerta mundial.

river

1988: a ONU e a Organização Meteorológica Mundial (OMM) se uniram para criar o Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC), grande base de dados sobre as mudanças climáticas.

climate changes

1992: a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento aconteceu no Rio de Janeiro, episódio conhecido como “Cúpula da Terra”. Foi nesse momento que o pacto “Agenda 21” foi estabelecido com objetivo de afastar do mundo modelos insustentáveis de crescimento econômico.

rio

1997: o Protocolo de Kyoto estabeleceu metas obrigatórias para 37 países industrializados e para a comunidade européia. O objetivo era reduzir as emissões de gases estufas.

siyan-ren-29565

1999: ecologistas, anarquistas, trabalhadores sindicalizados, estudantes, pacifistas e humanistas se organizaram em uma grande manifestação contra o encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC) em Seattle, EUA, pois não concordavam com as medidas que seriam discutidas no evento. O episódio foi marcado por confrontos violentos com a polícia e ficou conhecido como a batalha de Seattle.

seattle

2014: a ONU passou a contar com a Assembleia Ambiental das Nações Unidas (UNEA, na sigla em inglês), importante plataforma para tomadas de decisões conjuntas sobre o meio-ambiente. Mais de 160 países participaram do evento.

2017:  o presidente Donald Trump assinou uma ordem executiva para iniciar a saída dos EUA do Tratado de Associação Transpacífico (TPP), acordo assinado pelo governo de Barack Obama. Normas trabalhistas e ambientais faziam parte do tratado.

samantha-sophia-199597>
Você também sente que estamos em uma época de transição e tem vontade de agir?

Participe do programa de desenvolvimento de lideranças Jovens Profissionais do Desenvolvimento (JPD). Você passará por mentorias, coachings e vivências profissionais (job experiences) que vão te auxiliar a encontrar seu espaço de protagonismo diante dos desafios atuais.

As inscrições estão abertas: http://jpd.sociedadeglobal.org.br/

Cover

Tags:, , , , , , , , , , , ,

Compartilhe este post nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>